top of page

A Paranoia é o que não queremos ver


Ouvindo um podcast esses dias, me deparei com uma percepção interessante. O entrevistado falou da importância da paranoia. Isso me fez pensar bastante, pois sempre vemos a paranoia, ou qualquer outra psicopatologia, como algo não tão bom. Mas temos que ter uma visão diferente para as coisas.


Evitamos ver aquilo que não queremos ver, que nos afeta, que nos maltrata. Nossa própria mente e seus mecanismos de defesa acabam causando um bloqueio para tudo aquilo que pode nos afetar de alguma forma. Sendo assim, se sempre evitamos aquilo que nos afeta, também deixamos de lado a oportunidade de aprender como lidar.


Quando o sofrimento pode ocorrer e impedimos (consciente ou inconscientemente) que ele aconteça, retiramos da nossa realidade e guardamos, muitas vezes. Alguns conteúdos são retirados por serem muito insuportáveis.


Só que estes mesmos conteúdos insuportáveis são os mesmos que continuam nos causando sintomas e reações das mais diversas, sem mesmo percebermos.


No caso da Paranoia, que está no campo da Psicose, o conteúdo foracluído (conteúdo psíquico que se funde com a realidade) é visto como real, mas na verdade não é. Este mesmo conteúdo causa tanto pavor e reações de agressividade que o paranoico quer fazer de tudo para não ser aniquilado pelo elemento psíquico perseguidor. Nesse caso, até se torna mais difícil fazer um tratamento, pela gravidade da situação.


Mas e quando falamos de neuróticos em seus momentos de paranoia?


Toda vez que evitamos um conteúdo, evitamos também a sua compreensão. Estar em análise é falar destes conteúdos, mesmo que aos poucos, devagar, no seu tempo, seja ciúme, perseguição, ou mesmo quaisquer outras coisas que sejam reações paranoicas. Talvez você me pergunte "Isso acontece com pessoas neuróticas?"... Sim, pode acontecer sim.


Portanto, se você vê a paranoia, a esquizofrenia, as parafilias sempre numa conotação ruim, bem como as atitudes em casa psicopatologia, talvez esteja na hora de rever seus conceitos e aceitar mais estes elementos na sua realidade.


Muitas vezes, as respostas que mais procuramos estão onde não queremos olhar!

Comece a olhar diferente para as coisas e as coisas serão diferentes.


E se você acha que você não é uma pessoa paranoica, só para apimentar sua realidade, comece a pensar no seguinte: "As pessoas que você vê na rua realmente estão lá?"


Nem tudo é como parece ser!

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page