Todos nós passamos por fases. São momentos da nossa vida que possuem características próprias. Cada fase vai agir em nós causando uma influência que predominará na formação da nossa personalidade e na nossa fase adulta.
Na Psicanálise, seguindo uma linha freudiana, as fases do desenvolvimento psicossexual são elementos importantes a serem estudados. Todas elas carregam conteúdos e informações sobre os analisandos que vão nos ajudar no manejo clínico. Entender dessas fases, se torna algo essencial para que possamos estabelecer como vamos trabalhar com esse analisando e perceber os pontos de fixação ou de regressão.
Tudo que fazemos na fase adulta é uma consequência do que vivenciamos nas fases anteriores. A fixação é quando carregamos um comportamento a partir de algo que vivenciamos. Ou seja, nós agimos como se ainda estivéssemos naquela fase. A regressão é um retorno para uma fase anterior, ou seja, reviver algo já vivido, como um comportamento.
Entender um pouco mais das fases ajuda muito a lidar com as situações dentro da clínica psicanalítica. E quanto mais nos preparamos cognitivo e psiquicamente, melhores resultados poderemos estar tendo. Por isso, fique no nosso Radar para mais treinamentos, cursos, aulas intensivas e eventos!
Comentarios