O Complexo de Édipo é um conceito da psicanálise que descreve uma fase do desenvolvimento infantil em que a criança desenvolve sentimentos amorosos pelo genitor do sexo oposto e rivalidade com o do mesmo sexo.
No caso dos meninos, o sentimento amoroso é direcionado à mãe, e a rivalidade, ao pai. No caso da menina, seria similar, invertendo as figuras. Aqui estamos nos referindo ao contexto freudiano, dispensando as várias formas de expressão da sexualidade nesse momento, apesar da clara convicção de que ocorrem.
Embora seja uma fase normal da infância, o Complexo de Édipo pode ter consequências na vida adulta se não for bem resolvido. Algumas dessas consequências incluem dificuldades em estabelecer relacionamentos amorosos saudáveis, problemas de autoridade e até mesmo questões relacionadas à sexualidade.
Por exemplo, uma pessoa que teve um Complexo de Édipo intenso pode ter dificuldade em se relacionar com figuras de autoridade na vida adulta, como chefes ou professores. Isso porque a figura paterna foi vivenciada na infância como um rival amoroso, e essa dinâmica pode ser reproduzida em outras relações.
E você, como vivenciou essa fase da sua vida?
Comments