top of page

Não confunda rotina com monotonia


Muitas pessoas dizem que ter rotinas torna a vida mais monótona, como se não conseguíssemos mais ter perspectivas de mudança. Contudo, é preciso saber diferenciar sobre que tipo de rotinas estamos falando.


Existem rotinas que são monotonias mesmo. Acordar de manhã; tomar um café; ir para o trabalho; almoçar ao meio-dia; retornar ao trabalho; voltar para casa; fazer as tarefas diárias; assistir novela, jornal ou um filme; dormir. Acordar no dia seguinte e fazer a mesma coisa. Isso é monotonia. Não se trata de rotinas. Quando uma pessoa entra nesse processo, não consegue perceber a necessidade de mudança no seu dia a dia. Fica esperando o final de semana para fazer algo diferente. Mas sempre faz a mesma coisa, inclusive nos finais de semana.


Rotinas são tarefas, procedimentos, processos a serem executados constantemente, mas que são programados. Não são monotonias, porque precisam ser executados, pois fazem parte do dia a dia, do trabalho, do desenvolvimento de um projeto, etc. As rotinas acabam ajudando a ter uma percepção do que precisa ser feito. Rotinas são alinhamentos feitos a partir da sua agenda. Elas se aproximam muito mais de hábitos do que de monotonias. Você pode ter uma rotina de exercícios físicos, de estudos, de lazer, de trabalho. Por isso que não podemos confundir rotinas com uma vida na mesmice.


Assim como nos relacionamentos, em que muitas pessoas dizem que "caiu numa rotina". Isso é cair numa mesmice, não ter mudanças e nada novo. Talvez você esteja numa mesmice, não seu relacionamento.


Tenha rotinas que ajudam você a construir uma agenda, que ajude você a ter uma programação e saiba exatamente o que você tem que fazer em cada momento do seu dia, da sua vida. Saiba diferenciar rotinas de monotonia. E se cair na monotonia, mude. Cabe a você buscar coisas diferentes para que seus dias não sejam iguais.


A vida é muito importante e passa rápido. Então pare de viver na mesmice e faça algo diferente por você, pelo seu relacionamento, pelo seu trabalho, pela sua vida. Construa rotinas saudáveis!

Sobre o autor:

Marcos Simoes

Psicanalista

Instagram: @psicanalista.marcossimoes




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page