top of page

O medo do novo


Ao falarmos de Psicanálise, uma das maiores questões da clínica é o processo de repetição. Por que repetimos nossas ações, comportamentos e atitudes? Por que será que não conseguimos sair de ciclos e manifestações similares em nossas vidas?


Uma das explicações, inclusive com base na neurociência, é que nosso cérebro se adapta a fazer ações em que ocorrem menos gastos de energia, como se criasse um roteiro a ser utilizado em todos os momentos. Na Psicanálise, esse processo está ligado às experiências que tivemos durante nossas vidas. Todas as vivências que tivemos vão ser elementos que vão compor a nossa forma de agir. Então vamos agindo a partir de ações físicas e neurológicas do nosso cérebro e, ao mesmo tempo, a partir dos aprendizados que tivemos durante nossas vidas.


Mas e quando estamos diante de algo novo? Algo que jamais passamos na nossa vida e que vamos enfrentar pela primeira vez? Normalmente, quando enfrentamos uma situação a qual não estamos acostumados, temos reações físicas e mentais voltadas para a preservação do nosso ser: aquilo que chamamos de autopreservação.


Tudo que é novo acaba sendo visto como algo que pode trazer riscos, desgastes, gastos excessivos de energia, conflitos emocionais. Logo, precisamos assimilar esse novo comportamento ou forma de agir para que possamos fazer com que seja parte do nosso dia a dia. As novas rotinas somente são inseridas quando são assimiladas tanto pelo nosso cérebro como pela nossa mente. É mente e corpo agindo em conjunto. Precisamos quebrar as barreiras físicas e psíquicas dessa nova ação!


Uma mente que se transforma para o novo cria novas possibilidades de expansão!

Abra sua mente para aquilo que é novo. Permita que novos pensamentos venham e que você possa desfrutar de uma vida melhor. Vença as barreiras e os desafios que surgem. Irá dar medo e também irá dar sensações ruins. Porém, tudo aquilo que é novo também nos traz a oportunidade de sermos mais do que já somos. Expanda sua mente!


Novos caminhos levam a novas descobertas!

Sobre o autor:

Marcos Simoes

Psicanalista

Instagram: @psicanalista.marcossimoes




Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page