top of page

Por que devemos contar até dez?


Quanto tempo demoramos para sairmos do estado emocional e entrarmos no estado racional? Enquanto as emoções tomam conta da nossa mente, ficamos alienados com os pensamentos que impulsionam estas emoções mais ainda. Vamos mantendo um ciclo de pensamentos que permeiam quase que a paranoia.


Temos dois lados importantes e não topográficos na nossa mente. De um lado o emocional e do outro lado o racional, que acabam direcionando nossas ações. As emoções nada mais são do que composições hormonais e neurotransmissoras que causam reações corporais e sensações. Quando estamos tomados por nossas emoções, o que alguns chamam de sequestro da amígdala, não conseguimos raciocinar direito, porque nossa mente estará ocupada vivendo aquela emoção.


Contar até dez antes de ter uma reação é o tempo necessário para que possamos pensar melhor no que vamos fazer. É claro que nem sempre vamos ficar contando até dez, porque pode ser uma situação de risco. Contudo, quando a situação permite, precisamos ser mais racionais e menos emocionais para podermos lidar melhor com o que enfrentamos. Dez segundos é tempo suficiente para que as informações circulem no cérebro e possamos raciocinar sobre o que vamos fazer.


Se fizéssemos isso diante das situações que nos permitem fazer, teríamos menos conflitos, falaríamos menos bobagens e teríamos discussões mais saudáveis. Evitaríamos brigas e reações exageradas.


Quanto mais você reagir de forma pensada diante das situações, melhor irá lidar com os problemas diários. Conte mais até dez e perceba por você mesmo como isso fará diferença.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page